HISTÓRIA DA MEDICINA: CIÊNCIA E ARTE

O INÍCIO…

A história da medicina se inicia há milhares de anos e coincide com a história da humanidade.

Desde as práticas antigas de curandeiros e xamãs até os avanços médicos modernos, a medicina evoluiu consideravelmente.

No Egito Antigo, os procedimentos médicos eram realizados em templos, e os médicos vistos como figuras sagradas. Sendo assim, alguns consideram, que o primeiro médico da história seria Imhotep (2655 a.C.– 2600 a.C.), o qual escreveu um relato com 48 casos médicos, abordando o diagnóstico e tratamento de doenças.

Na Grécia Antiga, figuras como Hipócrates (460 a.C.–377 a.C.), considerado o pai da medicina ocidental, se utiliza da observação sistemática e tratamento baseado em sintomas.

Nos dias atuais, é comum em formaturas de medicina, a referência ao Juramento de Hipócrates, portanto, abordando princípios éticos e morais acerca da medicina e do ser médico.

A Idade Média trouxe desafios e limitações à medicina, pois o conhecimento era limitado pelas crenças religiosas e dogmas da igreja.

No Renascimento, ressurgi o interesse pela anatomia e pela pesquisa científica, com nomes como Andreas Vesalius (1514–1564), revolucionando o entendimento do corpo humano.

O século XVII trouxe progressos importantes, como a descoberta dos microorganismos por Antony Van Leeuwenhoek (1632–1723) e, portanto, sua relação com o surgimento de doenças infecciosas.

Na transição dos séculos XVIII e XIX, surgi as bases da anestesia moderna, e portanto, a possibilidade de avanços nas técnicas cirúrgicas.

MEDICINA MODERNA

O século XX se destaca por avanços como a descoberta do antibiótico (penicilina) por Alexander Fleming e as vacinas por Louis Pasteur. Fatos estes, considerados marcos da medicina moderna que mudaram a história natural das doenças infectocontagiosas.

A era moderna se caracteriza por avanços tecnológicos impressionantes nas mais diversas especialidades médicas, tais como genética, radiologia e cirurgia minimamente invasiva.

A introdução de tecnologias como ressonância magnética e tomografia computadorizada revolucionaram os métodos de diagnóstico.

Atualmente, a medicina está na vanguarda da pesquisa genética, terapia gênica, medicina regenerativa e telemedicina, buscando oferecer tratamentos mais precisos e personalizados.

A história da medicina é um testemunho da perseverança e inovação na busca por entender, tratar e curar o corpo humano.

Esse texto objetiva informar as pessoas de forma didática e popular acerca da anestesia e da cirurgia.

Escrito por: Lyezide Monteiro (médico anestesiologista)