×

HISTÓRIA DA CIRURGIA

HISTÓRIA DA CIRURGIA

CORTE E COSTURA 

A história da cirurgia se inicia nos primórdios da humanidade, onde o ato cirúrgico é utilizado para tratar lesões, doenças e malformações. 

Nas antigas civilizações, como a Babilônica e Egípcia, realizava-se os procedimentos cirúrgicos com instrumentos rudimentares e, frequentemente, associados a rituais religiosos.

De acordo com os registros históricos, as primeiras cirurgias realizadas foram no Egito antigo e na Mesopotâmia há mais de 4.000 anos. 

Um exemplo disso, é a trepanação, ou seja, a remoção de pequeno fragmento ósseo do crânio. Acredita-se que seja uma das primeiras cirurgias conhecidas. Caracterizava-se por mutilações sangrentas e dolorosas executadas em ritos religiosos.

Na Idade Média, a prática da cirurgia era exercida por barbeiros e curandeiros, cujos atos cirúrgicos principais se baseava em sangrar e amputar. 

Neste período, a falta de técnicas de antissepsia e esterilização eficazes tornavam os procedimentos contaminados, portanto, com altos índices de infecção e mortalidade.

Realizava-se a cirurgia sem anestesia, ou seja, se produzia uma experiência extremamente dolorosa, traumática, e por vezes, insuportável.

O período da Renascença, se caracteriza pela renovação do interesse acerca da anatomia, fisiologia e pela medicina

No Brasil, 1808, com a chegada da família real, ocorreu um progresso intelectual e material e o português Joaquim da Rocha Mazarm foi reconhecido como o primeiro professor de cirurgia.

 

A CIRURGIA MODERNA

O desenvolvimento da anestesia no século XIX, possibilitou um salto nas técnicas cirúrgicas ao torná-las menos dolorosas e arriscadas para os pacientes. 

Fez-se a primeira cirurgia sob anestesia geral, em 16 de outubro de 1846, pelo cirurgião, John Warren, e pelo anestesista, William Morton, onde o paciente era um jovem de 20 anos, com tumor cervical benigno, chamado Edward Gilbert Abbott.

Destaca-se ainda, os avanços no controle da hemorragia e das infecções, além da evolução do instrumental cirúrgico e das técnicas de assepsia e antissepsia.

Atualmente, a cirurgia é uma especialidade médica com técnicas e instrumentos avançados que permitem aos cirurgiões realizar procedimentos com maior precisão e segurança.

Em alguns casos, se utiliza da abordagens minimamente invasiva, resultando, em menor tempo de recuperação ou risco de complicação.

Acredita-se que o surgimento de tecnologias cada vez mais avançadas, ou seja, nanotecnologia, células tronco e impressão 3D, irão expandir os horizontes da cirurgia moderna.

Portanto, percebe-se que o futuro da cirurgia está intrinsecamente relacionada a anestesia e ao surgimento de novas tecnologias, inclusive de ciências não médicas.

 

Esse texto objetiva informar as pessoas de forma didática e popular acerca da anestesia e da cirurgia.

Escrito por: Dr. Lyezide Monteiro (médico anestesiologista).

1 comentário

Publicar comentário