MELHORES FILMES SOBRE MEDICINA

Melhores filmes sobre a medicina – Assim como elencamos as melhores séries médicas, apresentaremos agora a lista dos melhores filmes com essa mesma temática.

Logo, decidimos colocar os sete melhores filmes com a temática da medicina, isso em nossa opinião. Aproveitem!

1. MÃOS TALENTOSAS: A HISTÓRIA DE BEN CARSON – 2009

O filme “Mãos Talentosas: A História de Ben Carson” lançado em 2009, dirigido por Thomas Carter, baseia-se na vida do neurocirurgião Dr. Benjamin Carson.

Aborda as suas origens humildes, lutas acadêmicas e pessoais, além do caminho para se tornar um médico excepcional.

O Dr. Benjamin Carson, é interpretado por Cuba Gooding Jr, que por sua vez, faz uma brilhante atuação.

As questões sociais e raciais são discutidas, visto que, Carson é um dos poucos neurocirurgiões afro-americanos.

Ainda, destaca o papel da mãe na educação e desenvolvimento do mesmo.

2. CONTÁGIO – 2011

É um filme lançado em 2011, dirigido por Steven Soderbergh e retrata a rápida disseminação de um vírus mortal e as complexas negociações das autoridades de saúde global para controlar a pandemia.

O elenco inclui Matt Damon, Kate Winslet, Jude Law e Gwyneth Paltrow, e explora como os profissionais de saúde, investigadores e governadores tentam conter a disseminação do vírus e produzir uma vacina.

Pontuo aqui, o realismo científico deste filme ao colocar as formas de disseminação, bem como os métodos de transmissão e os esforços para desenvolver uma vacina.

3. PATCH ADAMS – 1998

Baseado em uma história real e dirigido por Tom Shadyac, o filme conta a história do médico Hunter “Patch” Adams, interpretado por Robin Williams.

Apresenta um médico que utiliza de métodos não convencionais para tratar seus pacientes, enfatizando a importância do lúdico na medicina.

Ele utiliza o humor e a empatia como ferramentas terapêuticas, desafiando as normas tradicionais da medicina. Ou seja, coloca-se a importância de tratar o paciente como um todo, de forma humanizada, e assim, não resumir o indivíduo a uma doença.

4. QUASE DEUSES – 2004

Filme baseado em fatos reais, que conta a história do médico Dr. Alfred Blalock e de seu assistente Vivien Thomas, que revolucionaram a medicina ao desenvolver uma técnica cirúrgica para tratar uma anomalia cardíaca em crianças.

Durante seu trabalho no John Hopkins, O Dr. Blalock, juntamente com Vivien Thomas desenvolvem uma técnica cirúrgica para o tratamento da tetralogia de Fallot (chamada de síndrome do bebê azul).

Esta cardiopatia congênita grave se caracteriza por 4 defeitos cardíacos, ou seja, estenose pulmonar, comunicação interventricular, sobreposição da aorta e hipertrofia do ventrículo direito.

Aborda-se, ainda, questões de preconceito racial através da dificuldade de inclusão de Vivien Thomas, um jovem negro, dentro de uma pesquisa científica de grande relevância.

5. O ÓLEO DE LORENZO – 1992

Baseado em uma história verdadeira, apresenta um casal lutando para encontrar uma cura para a doença rara de seu filho, a chamada Adrenoleucodistrofia (ALD).

A Adrenoleucodistrofia é doença metabólica hereditária de origem peroxissomal, de caráter degenerativo e incurável. Lorenzo, a criança do filme, tinha tal diagnóstico, e portanto,  um prognóstico de sofrimento e morte em até 2 anos.

Os pais, Michaela (Susan Sarandon) e Augusto (Nicki Nolte), dedicam-se a pesquisar a evolução da doença, e assim, métodos para salvar o filho.

Descobriu-se um óleo, que interrompendo a síntese dos ácidos graxos, diminuiu a velocidade de evolução de algumas doenças desmielinizantes (que destroem a bainha de mielina), e portanto, possibilitou o tratamento.

É uma história emocionante! Lorenzo viveu até os 30 anos de idade e as descobertas de seus pais marcaram a história da Medicina.

6. UM HOMEM ENTRE GIGANTES – 2015

Filme de 2015, dirigido por Peter Lendesman, narra a história do Dr. Bennet Omalu, interpretado por Will Smith, um neuropatologista forense que constata um grave trauma cerebral em um jogador de futebol americano.

Ele chega a conclusão que as repetidas concussões geram uma condição chamada de Encefalopatia Traumática Crônica.

Ao tentar expor essa situação, ele vai de encontro aos interesses da NFL (Liga Nacional de Futebol Americano), ou seja, uma poderosa instituição, que não deseja que isso venha a público.

7. RAIN MAN – 1988

É um drama de 1988, que foi dirigido por Barry Levinson e tem como protagonistas o Dustin Hoffman e Tom Cruise.

A trama tem como base a relação entre os dois irmãos, Charlie Babbitt (Tom Cruise) e Raymond Babbitt (Dustin Hoffman), que é um autista com habilidades notáveis em matemática e memória.

O filme oferece um retrato sensível e humano do autismo, ou seja, coloca as características comportamentais e os desafios enfrentados por pessoas no espectro do autismo.

A atuação de Dustin Hoffman lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator.

Esperamos que todos gostem dos nossos sete melhores filmes sobre a área médica.