VARIZES NAS PERNAS

O QUE SÃO AS VARIZES?

As varizes nas pernas são um problema comum na população, principalmente entre as mulheres. Caracteriza-se por veias dilatadas e tortuosas que se tornam visíveis, e, por vezes, dolorosas.

As veias promovem o retorno do sangue com pouco oxigênio das extremidades para o coração, onde daí seguirá para o pulmão com o objetivo de ser oxigenado.

As veias possuem um sistema de válvulas que se abrem para o sangue passar e fecham para não permitir que o sangue retorne.

Devido a diversos fatores, elas podem perder a sua elasticidade e passar a dilatar, então as válvulas passam a não fechar e o sangue reflui e se acumula na rede venosa, formando as varizes.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DAS VARIZES?

Fatores de risco:

História Familiar ou Genética; Sexo feminino; Envelhecimento;

Obesidade; Sedentarismo; Tabagismo;

Uso de anticoncepcional ou reposição hormonal e Gestação.

E OS SINAIS E SINTOMAS?

A sintomatologia surge com o tempo, mas a procura pelo médico, normalmente, se faz por questão de estética, e incluem:

Dilatação e tortuosidase das veias, se tornando visíveis;

Peso, coceira, câimbras e queimação nas pernas com inchaço (edema) ao final do dia;

E formigamento.

PODE TER COMPLICAÇÕES?

As complicações surgem quando o tratamento não é realizado de forma precoce, e são elas:

Úlceras varicosas; Tromboflebite; Sangramento; Dermatite; Trombose venosa profunda; Pigmentação e escurecimento da pele.

QUAL O TRATAMENTO?

A abordagem das varizes é importantes para evitar as complicações listadas, além de possibilitar uma melhora na parte estética das pernas.

Pode ser feita de forma conservadora, ou seja, sem necessitar de uma cirurgia a depender da gravidade do caso.

As intervenções cirúrgicas disponíveis são menos invasivas, ou seja, com tempo de recuperação menor e alta precoce do hospital.

Uma preocupação comum é quanto às consequências da retirada das varizes, pois bem, a sua falta não resulta em danos à circulação, visto que, as demais veias normais e o sistema venoso profundo promoverá o retorno do sangue ao coração.

Realização da retirada das varizes, de qualquer calibre, ou seja, a flebectomia;

Laser endovenoso – é uma técnica moderna, minimamente invasiva e com poucos cortes e;

Radiofreqüência – semelhante à anterior, mas que utiliza da radio-frequência.

E A ANESTESIA?

Existem diversas opções para se anestesiar um paciente de cirurgia de varizes. Sugere-se um diálogo entre anestesista, cirurgião e paciente e então a definição da melhor técnica para cada caso.

Uma possibilidade, é realizar uma sedação venosa associada a raquianestesia. Ou seja, o paciente não sentirá qualquer desconforto e ainda poderá dormir toda a cirurgia, que geralmente dura uma média de duas horas.

Em alguns casos, quando as varizes são de pequeno calibre e de fácil intervenção, é possível optar apenas pela sedação venosa apenas.

O anestesista utilizará de medicações analgésicas para evitar a dor, associado a hipnóticos, ou seja, medicamentos que diminuem a ansiedade e produz sono.

E A RECUPERAÇÃO APÓS A CIRURGIA?

A recuperação é rápida e com alta precoce, isto é, geralmente no mesmo dia do procedimento.

A analgesia no pós-operatório é eficiente e o paciente não sentirá dor. Caso tenha algum desconforto em casa, utiliza-se as medicações prescritas.

QUAIS CUIDADOS APÓS A ALTA HOSPITALAR?

• Manter repouso por 2 a 3 dias, retorno das atividades físicas só após uma semana. Cuidado especial com o uso das meias compressivas que deverá ser após um mês.

Esse texto objetiva informar as pessoas de forma didática e popular acerca da anestesia e da cirurgia.